Aline Cristiane
Alguns eventos de destaque
CONAEs 2014/2018 em sua etapas: municipal, territorial e estadual
A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático instituído pelo Poder Público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.
Conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, as conferências nacionais de educação serão realizadas em intervalos de até quatro anos e terão como objetivo avaliar a execução do PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.
As conferências são articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que é um colegiado – instituído pelo PNE de 2014 no âmbito do Ministério da Educação – composto por órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade. Seus participantes para as etapas subsequentes são escolhidos através de votação por seus pares e de acordo com sua capacidade de melhor representá-los nas próximas etapas.
Texto redigido por mim e encaminhado para compor a modificação da lei a nível nacional, Belo Horizonte, 2018:
Conferência Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente
A partir das Conferências, é também possível promover a desejada "articulação" de ações entre as diversas autoridades e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e da juventude (notadamente aqueles responsáveis pelos setores de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer), com o desenvolvimento de estratégias para sua atuação conjunta quando do atendimento dos casos que lhes são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário e mesmo aqueles que, por qualquer outro meio, chegam a seu conhecimento.
Um dos objetivos mais importantes das Conferências, no entanto, é a definição de ações e metas a serem cumpridas pelo Poder Executivo municipal na área da infância e da juventude, devendo as deliberações tomadas no evento quanto à implementação de políticas e programas de atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, ser encaminhadas ao setor de planejamento do município e receber o necessário respaldo das propostas de leis orçamentárias em fase de elaboração, transformando-se em ações concretas a serem implementadas neste e nos exercícios subsequentes.
Palestra com Tião Rocha
Sebastião Rocha, mais conhecido como Tião Rocha, é um educador, antropólogo e folclorista brasileiro. Tião Rocha é autor de obras de desenvolvimento cultural e comunitário, além de membro de várias organizações de fomento a iniciativas na área.
Fundador e Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento/CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG, que trabalha com educação popular e com desenvolvimento comunitário a partir da cultura isso é compromisso social.
Formação no curso Metodologia telecurso/telessala
A partir de 1995, a Fundação Roberto Marinho desenvolveu a metodologia Incluir Para Transformar, para apoiar a solução dos principais desafios da educação brasileira: baixos resultados de aprendizagem, defasagem idade-série, evasão e repetência.
Com essa metodologia, as soluções educacionais criadas pela Fundação passaram a ser implementadas em salas de aula por meio de parcerias com prefeituras, governos e instituições públicas e particulares e com diferentes finalidades educacionais. A metodologia Incluir Para Transformar se baseia num currículo e em materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos e num conjunto de atividades, como a formação continuada de professores e gestores, práticas de sala de aula, acompanhamento pedagógico e avaliação de resultados. Uma das soluções educacionais mais conhecidas da Fundação Roberto Marinho é o Telecurso.
Webinário "Atuação do legislativo durante e após a pandemia do coronavírus: Os desafios da atuação parlamentar feminina"
Organizado pelas Embaixadas Politize de Beberibe (CE), Conselheiro Pena (MG), Sacramento (MG) e Tocantinópolis (TO) e tem como objetivo promover a discussão acerca dos desafios e perspectivas da atuação parlamentar feminina durante a pandemia do coronavírus a partir do olhar legislativo das representantes das Procuradorias da Mulher das Assembleias Legislativas sobre a questão.
.
DEBATEDORAS:
Augusta Brito - Deputada Estadual (Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará)
Helena Duailibe - Deputada Estadual (Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão)
Luana Ribeiro - Deputada Estadual (Ex-Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins)